domingo, 16 de janeiro de 2011

O Papel da Mídia no Desenvolvimento do Turismo Regional: o Impacto da TV Regional na Consolidação da Cultura na Região do Vale do Paraíba.

O objetivo deste estudo é realizar uma análise do processo da TV Regional da região do Vale do Paraíba com a contribuição da Rede Vanguarda através de programas que exploraram o potencial turístico e cultural da região, além da programação diária que procura destacar a infra-estrutura da região abrangida pela cobertura resultando em auto-estima dos moradores e contribuindo significativamente com o turismo regional.



A pesquisa abrangerá tanto os impactos sobre os negócios do setor de turismo da região, como também os efeitos qualitativos relacionados à auto-estima dos moradores e representantes do setor, além da valorização da cultura regional.

A idealização deste projeto teve início há 10 anos, e desde que iniciei meu curso de turismo há 4 anos, com apoio e sugestões dos professores e dos profissionais da Rede Vanguarda que contribuíram significativamente para chegar ao formato atual que apresentei acima.



Atualmente estou em contato com a equipe de jornalismo responsável pelo novo programa da Rede Vanguarda - ROTEIRO VANGUARDA, que será apresentado durante o Vanguarda TV 1ª edição às 12h15 com o objetivo de apresentar dicas de viagens da região. Existe um canal através do blog do programa no site www.vnews.com.br em que é possível comentar sobre os lugares que a equipe já visitou e fornecer sugestões de outros lugares para passeios na região.

"O primeiro destino do Roteiro Vanguarda é o Complexo do Baú, em São Bento do Sapucaí, que acaba de ganhar o título de Patrimônio Natural". (Reporter Mirella Bergamo - Blog  Roteiro Vanguarda). 

                               Foto: Equipe Roteiro Vanguarda - Repórter Mirella Bergamo e Cinegrafista Adriano Ferreira
 Fonte: Blog Roteiro Vanguarda-  www.vnews.com.br


 
Foto: Pedra do Baú
Fonte: Blog Roteiro Vanguarda - www.vnews.com.br


Acredito que através deste programa a Rede Vanguarda pode contribuir como agente facilitador para um maior desenvolvimento da ação dos órgãos de turismo da região, além de manter viva a disseminação da cultura, proporcionando a auto-estima de seus moradores.
Sendo assim, pretendo divulgar minhas experiências e etapas de realização deste projeto através deste canal e contar com a opinião, sugestão, críticas e ideías que certamente irão contribuir significativamente com o desenvolvimento e conclusão deste trabalho.



Conto com vocês através dos comentários.

Abraços,
Eryca Lourenço.


4 comentários:

  1. Olá, Eryca, tudo bem?
    Acessei o seu blog através do "Mistérios do Vale" porque o título me chamou a atenção. Também adoro viajar e agora meu trabalho depende muito de imagens pois me dedico à pintura Naïf, onde represento cidades, culturas e o povo. Peço sua permissão para estar utilizando as fotos de seu blog como inpiração. Também estou me programando para ir fazer uma "expedição" à São Bento do Sapucaí. Meu email para contato: sonia.clavedesol@yahoo.com.br. Aguardo seu parecer. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eryca! Legal seu interesse na cultura popular daqui! Vi que você já está conectada ao meu blog e ao dos Cordéis Joseenses, obrigado! Se quiser ver Fotopoemas de minhas andanças pelo Vale e pelo mundo, dá uma olhada em:
    www.cartoesjoseenses.blogspot.com

    Abraços!
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Oi Eryca, levou o escambo, hein! Lhe entrego no sábado, me escreve para combinarmos tudo direitinho. Ah! Parabéns, sei que faz tempo que você está trabalhando, estudando e se interessando. Com certeza, colherá tudo de bom.
    Beijos
    Sônia Gabriel

    ResponderExcluir
  4. Nossa Eryca, que super legal esse assunto que vc levantou. Eu estou fazendo meu TCC sobre Turismo Comunitário que também é um tema apaixonante! Fico feliz em saber que vc continuou na área de Turismo, acredito que poucas pessoas que estudaram conosco no Aprígio estão seguindo carreira.

    Grande abraço,
    Priscila Gonçalves Boaventura

    ResponderExcluir