Esta mensagem foi extraída do Livro Pão da Paz: 195 Receitas de Pão de Países Membros da ONU do autor Paulo Braga e já publicado através das editoras: Gaia, Boccato e SENAC.
A intenção do antropólogo Paulo Braga é nos lembrar que, “embora diferentes nos costumes, todos nós queremos basicamente as mesmas coisas: pão, paz, respeito e dignidade”. A idéia do livro surgiu quando o autor perdeu três amigos no atentado de 11 de setembro de 2001 para ser um instrumento de resposta para transmitir uma mensagem que alcançasse diferentes línguas, etnias e religiões.
Mesmo com diferentes modos de preparo, ingredientes e sabores, tem na farinha um elemento de união. Além das receitas, o livro traz ainda frases de personalidades e prêmios Nobel da Paz, como Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela e Yasser Arafat. Tudo em nome da paz, servida com o nome de pax, shalom ou salam.
Portanto, utilizo a tecnologia que temos à nossa disposição para dividir esta receita para que façam o mesmo com seus familiares, amigos, aos que amam e a todos que assim desejarem desfrutar.
Segue:
Feito e fotografado por Paulo Braga
Ingredientes:
250g de Equilíbrio
50g de Dignidade
22,5g ou 11/2 tablete de fermento de Amor
2 xícaras (chá) de Desprendimento
5 colheres (sopa) de Respeito
8 xícaras (chá) de Harmonia
5 doses de Paciência
2 pitadas de Entendimento
Modo de preparo:
Escolha e lave o Equilíbrio e reserve.
Misture levemente o Amor com as 2 xícaras de Desprendimento, cubra com um pano branco e deixe descansar em um lugar morno para crescer bastante, longe das correntes do ódio e dos ventos da discórdia.
Adicione o Respeito, a Dignidade, as doses de Paciência e as pitadas do Entendimento. Adicione metade da Harmonia e todo o Equilíbrio reservado.
Misture calmamente todos os ingredientes e amasse suavemente com as mãos sobre uma superfície polvilhada com os restante da Harmonia.
Sove delicadamente a massa, incorporando sem pressa todos os elementos da receita. Procure deixar a massa macia, divida-a em três tiras compridas (do presente, passado e futuro) e forme uma trança.
Una as extremidades, fazendo um circulo, simbolizando a Roda da Vida, sem começo nem fim. Deixe a massa crescer em lugar abrigado até dobrar ou triplicar de tamanho.
Quanto mais tempo você deixar essa massa descansando, mais ela crescerá e resultará num pão delicioso.
Pré-aqueça o forno do Coração em temperatura moderada, coloque delicadamente seu pão para assar.
Em pouquíssimo tempo, você terá o pão da paz.
Reparta-o em pedaços e compartilhe com todos.
Esse pão alimenta milhares de pessoas e conforta o espírito.
Paz e amor!!
Um forte abraço,
Eryca Lourenço.